Sem_título.jpg


LINHA DE PESQUISALinguagem, tecnologia e educação

TEMAEnsino de Língua Estrangeira em um ambiente virtual


DELIMITAÇÃO DO TEMAAtividades virtuais como fator motivacional em uma escola de idiomas: plataforma Wiki e escola Nexteen

ARTICULAÇÃO ENTRE A TEORIA E O ENCADEAMENTO DAS IDÉIASO artigo será desenvolvido partindo de um problema levantado em uma escola de idiomas da cidade de Marília: alunos desmotivados em fazer os Workbooks.Atividades serão desenvolvidas na PlataformaWiki com o objetivo de verificar se após o período de um semestre haverá, ou não, mais motivação para estudo da língua estrangeira, visto a maior facilidade e proximidade dos alunos com os ambientes virtuais. As atividades serão estruturadas pelo pesquisador e pelos professores da escola, com assuntos tratados em sala de aula e que contarão com feedbacks ao final de todas elas.No artigo serão desenvolvidas três linhas para embasamento teórico do trabalho. A primeira diz respeito à evolução dos métodos de aquisição de língua estrangeira. Para tanto serão feitas leituras como Approaches and methods in Language teaching de Richards e Rogers e Das origens do comunicativismo de Tardin.A segunda linha a ser trabalhada será a evolução das novas tecnologias, enfocando a utilização delas no ensino de línguas. Nesse contexto será explorado o desenvolvimento das atividades virtuais e da plataforma Wiki, ferramenta que será utilizada na pesquisa-ação. Leituras como Technology, language teaching and globalization. How can we make the most of the learning resources available on the web de Cobert e Novas tecnologias e o desafio da educação de Martínez, serão de grande importância para introdução ao assunto.Por fim, a parte teórica do artigo contará com leituras a respeito de motivação de alunos para o aprendizado de língua estrangeira, especificamente, dentro do contexto virtual. Trabalhos como Uma perspectiva autodeterminada da motivação para aprender língua estrangeira no ambiente escolar de Cavenaghi e Common European Framework of Reference for languages: Learning, Teaching, Assessment elaborado pelo Conselho da Europa, ajudarão na complementação do trabalho.A partir das leituras dos textos selecionados para entendimento do assunto em um contexto Macro, conceitos serão extraídos para aplicação em um micro contexto através da pesquisa-ação. Os resultados obtidos concluirão o trabalho, sendo eles positivos ou negativos.


FECHAMENTOApós o fim das leituras e das atividades desenvolvidas na escola, os resultados obtidos servirão para o desenvolvimento da parte introdutória e de conclusão do artigo.


http://prezi.com/ajul-sfu8ks5/apresentacao/